sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Conversor de TV Digital poderá ser usado como moeda de troca



A novela envolvendo a implantação da TV Digital no país parece não ter fim o mais novo capítulo desta história envolve o governo brasileiro, as fabricantes de televisores e, claro, os consumidores. De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações,Gilberto Kassab, o Ginga, software brasileiro que permite interatividade, será usado como crédito na compra de aparelho de televisão novo:

Se a indústria quiser, o conversor poderá ser utilizado como entrada na compra de um aparelho novo. Vale como moeda de troca e o governo recompra”.
Para você que não está muito por dentro da polêmica, o Ginga era uma grande promessa na expansão do sinal digital pelo país, porém, na prática, acabou não vingando e teve seu fim decretado. Para que a interatividade aconteça, é necessário que o usuário tenha conexão com a internet, ou então apenas se torna um mero receptor de informações. Em virtude disso, muitas famílias de baixa-renda, principalmente as beneficiárias do bolsa-família, acabavam não podendo usufruir dessa tecnologia.
Para contornar a situação, o governo brasileiro adquiriu cerca de 14 milhões de conversores, mas com a chegada da SmartTVs, por exemplo, o aparelho acabou se tornando obsoleto e travando uma batalha com as fabricantes, já que para se beneficiarem dos incentivos fiscais da Lei da Informática as mesmas são obrigadas a incluir o middleware de interatividade em 90% dos aparelhos de TV produzidos nacionalmente. Pensando em uma solução, o governo apresentou essa contraproposta e ainda afirmou que isso não trará mais custos adicionais:

É uma solução de custo zero para os envolvidos. São 12 milhões de beneficiários [do conversor]. Compramos 6 milhões de conversores, que recolhidos podem ser redistribuídos. O preço será aquele pago pela EAD”, revelou o ministro.
E você, leitor, o que acha de toda essa história? Aproveite e comente se conhece ou já viu alguém utilizando o Ginga.
Créditos
Salvador Sucessos
3GBrasil Grupo telegram
3GBrasil Grupo no Google +

Anterior
Proxima

0 comentários: