
O destino da Oi pode ser a aquisição por uma outra operadora brasileira. Em recuperação judicial, a quarta maior empresa de telecomunicações do país ainda não definiu se realmente vai se deixar ser comprada por outra companhia, e nem como o faria, mas a América Móvil, controladora da Claro, Net e Embratel no Brasil, já mostra interesse na transação.
O CEO da companhia, Daniel Hajj, afirmou ao jornal Valor Econômico que tem interesse em comprar a Oi. E o negócio pode ser feito com a aquisição total da companhia ou apenas algumas partes. Segundo ele, tudo depende dos detalhes a serem informados pela Oi, o preço a ser cobrado e a permissão pela legislação brasileira. A América Móvil teria interesse em todas as áreas da operadora, incluindo infraestrutura de telefonia fixa e móvel e serviços.
Estamos abertos a ver tudo. Estou muito interessado em participar da consolidação no Brasil, mas não sei como será feita. A consolidação será muito boa para o Brasil e para o mercado, disse o CEO.
A Oi, que possui dívida calculada em cerca de R$ 65 bilhões, não definiu como – e se – fará a venda de seus ativos. Hajj garante estar acompanhando o processo de recuperação judicial da companhia. Além de aguardar a posição da Oi, a América Móvil também depende de aval dos órgãos reguladores e antitruste brasileiros, além de haver uma mudança na legislação do setor de telecomunicações. Isto inclui tanto a alteração no regime de licença (de concessão para autorização), quanto o limite de frequência no qual cada operadora pode atuar. Além do mais, antes de mudar de controladora, a Oi precisa receber autorização da Anatel.
Concorrência menor
Além da América Móvil, a Telefonia/Vivo e a TIM também têm interesse em uma aquisição da Oi. Se alguma destas três empresas ficarem com os ativos da quarta, a concorrência no setor de telefonia móvel vai diminuir no país, restando apenas três grandes companhias, com a Nextel no segundo escalão e outras menores tentando abocanhar áreas onde as gigantes não chegam.
A TIM considerou uma fusão com a Oi, mas as altas dívidas da concorrente acabaram fazendo com que a empresa, controlada pelo grupo Telecom Italia, repensasse a estratégia. Hoje, a Claro, por meio da América Móvil, e a Vivo estão mais próximas de fazer a aquisição da Oi do que a TIM.
Créditos
Salvador Sucessos
Fonte: Tudocelular.com
3GBrasil Grupo telegram
3GBrasil Grupo no Google +
0 comentários: