terça-feira, 2 de maio de 2017

Tim e Claro retomam projeto de oferecer banda larga fixa



Usuários de cidades do interior sabem bem que havia promessas de que as operadoras de redes móveis ofereceriam um serviço de internet de banda larga fixa de alta qualidade. E isso não ocorreu.
A novidade é que a Tim e a Claro estão interessadas em retomar o projeto de oferecer pontos fixos, considerados mais estáveis e com velocidade maior, aos clientes. Segundo informa o site Convergência Digital, as teleoperadoras retomam seus projetos de oferecer banda larga fixa para seu clientes diante da liberação da faixa 700 Mhz para o 4G. As empresas, inclusive, já estão pensando em testar conexões e investir nesta área.
A Tim, especificamente, revelou mais detalhes da sua iniciativa no fim da última semana. A operadora de origem italiana já realiza piloto com a adoção de acesso fixo baseado em rede wireless (WTTx), em algumas cidades: Rio Verde (GO) e em Fernando de Noronha (PE), com ofertas de 2 Mbps (50GBN) e 4 Mbps (70GB).
Com a intenção de ampliar a base do Tim Live, que terminou 2016 com 322 mil clientes, o CTO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, disse o seguinte:
 
Não é um produto para o consumidor voraz de banda larga, mas é um produto muito viável para quem não tem conexão alguma e quer navegar na Internet. Já nos falaram inclusive, que o 4G funciona melhor que o WiFi das operadoras tradicionais.
Enquanto a rede 4G começa a se consolidar e a crescer no Brasil - a Tim mesmo pretende fechar o ano com oferecimento da rede em 3 mil cidades -, as empresas de tecnologia e governo já estão de olho no 5G. Representantes de empresa de telefonia móvel reuniram-se com autoridades para criar o Projeto 5G Brasil. A iniciativa busca fomentar o desenvolvimento de um ecossistema tecnológico adequado a implantação das redes de quinta geração no país, mas ainda não há prazo para que a rede esteja disponível aos brasileiros. Algumas cidades do exterior, como Londres, terão testes do 5G já em 2017.
Anterior
Proxima

0 comentários: