
Em breve, o Brasil e a Espanha serão conectados por um cabo ótico submarino. Os governos dos dois países se juntaram pela iniciativa, que vai cruzar o Oceano Atlântico e oferecer serviços online e em nuvem muito mais rápidos. A expectativa, segundo informam as agências de notícias, é que a inauguração para os dois países seja feita até 2019.
A Reuters informa o seguinte:
O cabo submarino EllaLink conectará data centers em Madri e São Paulo, assim como em Lisboa, usando anéis de fibra blindada. O cabo também ligará os arquipélagos da Madeira, as Ilhas Canárias da Espanha e Cabo Verde da África ao longo da rota, acrescentaram.
O primeiro-ministro espanhol, inclusive, esteve em São Paulo para tratar do assunto. Ele disse que a obra para construir o primeiro cabo submarino de fibra óptica ligando a Europa ao Brasil deve ajudar a melhorar a segurança e a privacidade dos dados, por redirecionar as chamadas e navegação pela internet para longe do alcance dos EUA - país que tem se destacado por conta da espionagem oriunda de agências oficiais, como CIA e NSA.
Segundo reportado, a iniciativa começou no governo Dilma Rousseff. O projeto prevê um cabo submarino de 9.200 km de extensão e capacidade de 72 terabytes por segundo é cerca de sete vezes o tamanho da capacidade de comunicação existente entre a América Latina e o resto do mundo. Atualmente, a única ligação direta entre a Europa e a América do Sul é um cabo de cobre de 20 Gb colocado em 1999 por um consórcio de operadores de telefonia.
Representantes de empresa de telefonia móvel reuniram-se recentemente para criar o Projeto 5G Brasil. A iniciativa busca fomentar o desenvolvimento de um ecossistema tecnológico adequado a implantação das redes de quinta geração no Brasil. O prazo, porém, não foi citado.
Fonte: Tudocelular.com
Fonte: Tudocelular.com
3GBrasil Grupo telegram
3GBrasil Grupo no Google +
0 comentários: