quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Governo negocia implementação do 4G em todo o Brasil



A tecnologia 4G atualmente continua em expansão. Apesar de mais da metade do número de smartphones disponíveis no mercado possui suporte para 4G, a 4ª geração da telefonia móvel continua esquecida em cidades remotas pelo Brasil. No início do ano o Ministério das Comunicações salientou que começará a auxiliar as operadoras na expansão das redes 4G, visto que a tecnologia atualmente ainda é bem vaga no Brasil, apesar da demanda por dispositivos com suporte para a mesma.
Esta semana o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou que está participando de uma negociação com as operadoras em prol de alterar as obrigações impostas no edital do leilão de frequências para a terceira geração de redes móveis, ou como é comumente conhecido, 3G.
O acordo original era de que as compradoras de espectro deveriam cobrir áreas com população abaixo de 30 mil habitantes até o ano de 2019 com a tecnologia 3G, contudo, a intenção agora parece ser mais ambiciosa, e o objetivo em pauta é que as companhias possam migrar diretamente para o 4G.
Levando em consideração os números, isto significaria trocar a obrigação da tecnologia vigente de redes móveis em 4.443 cidades, 80% do total de municípios do Brasil, nos quais o edital da Anatel exige apenas o 3G.
 
Mais da metade dos distritos não sedes dos municípios, ou seja, 2.768, não possuem cobertura de telefonia móvel.
É o que ressalta o secretário de telecomunicações, André Borges, durante a Futurecom 2016.
O objetivo do Ministério é basicamente levar a banda larga móvel aos rincões, e a possível substituição já está em discussão na Anatel desde 2014.
3GBrasil Grupo telegram
3GBrasil Grupo no Google +
Anterior
Proxima

0 comentários: