quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Fibra ótica ainda engatinha no Brasil



Desde seu surgimento, assim como acontece com a chegada de uma nova tecnologia, muito se dizia que a fibra ótica, por conta de sua alta taxa de velocidade, iria substituir os métodos utilizados para transmitir internet via cabo. Porém, parecido com a situação dos e-books e livros físicos, o mercado de banda larga, seja pelo cabo ou ADSL continuam com bastante força em todo mundo. Não é à toa, por exemplo, que a Google autorizou demissões em massa no Fiber. Mas aqui no Brasil, de acordo com dados recentes divulgados pela Anatel, na última sexta-feira (9), a banda larga por fibra ótica totaliza apenas 5,77% da banda larga, mesmo esse número estando em constante crescimento.

No mês de julho, o país contava com 26,3 milhões de acessos fixos por meio de fibra ótica, registrando uma alta de 837,5 mil se comparado aos meses anteriores de 2016. E, juntas, aNETTelefônicaessa que comprou a GVT, e a Oi, respectivamente concentram a maior parte dos usuários, 84 a cada 100. Enquanto isso, o TIM Liveuma das mais populares nesse setore outras empresas menores figuram com apenas 50 mil clientes, correspondendo a 9,94% do mercado.
O relatório aponta ainda que a banda larga no Brasil é dominada pelo xDSL (50,9%), que aproveita os fios de cobre utilizados por linhas telefônicas, garantindo assim uma velocidade mais limitada, contra os 5,77% de fibra ótica e o restante por outros meios como 3G/4G, rádio e satélite. Por esse motivo, leitor, conta pra gente: qual tipo de conexão você utiliza aí na sua casa?
Créditos
Salvador Sucessos
Fonte: Tudocelular.com
3GBrasil Grupo telegram
3GBrasil Grupo no Google +


Anterior
Proxima

0 comentários: