
O número de linhas da telefonia móvel continua a cair no Brasil, possivelmente devido à diminuição das taxas de interconexão, que barateou as chamadas entre linhas de diferentes operadoras, eliminando a necessidade de se manter dois ou mais chips. Neste cenário, a operadora que mais tem perdido clientes é a TIM, responsável por nada menos que metade dos desligamentos realizados no primeiro semestre de 2016, e sendo ultrapassada pela Claro no tamanho da base de usuários.
No total, são 4,4 milhões de chips a menos no país na comparação do fim de dezembro do ano passado até o fim de junho deste ano. A TIM perdeu 2,2 milhões de linhas, contra 1,8 milhão a menos da Claro. A diferença nas perdas foi suficiente para a empresa do grupo mexicano América Móvil voltar a ultrapassar a companhia de origem italiana e ocupar novamente o segundo lugar como maior operadora nacional, com 64,2 milhões de assinantes, contra 63,9 milhões da TIM.
Por outro lado, a Vivo, que segue na liderança em base de usuários ativos, teve aumento no número de assinantes nestes primeiros seis meses de 2016, adicionando 35,3 mil linhas à sua base. Já a Oi perdeu apenas 507 mil acessos, mas, como sofre com a recuperação judicial, mesmo essa 'pequena' perda pode ser fatal para o futuro da companhia.
Queda concentrada
Os desligamentos estão concentrados no pré-pago, possivelmente por conta do barateamento das ligações entre linhas de diferentes operadoras, que torna desnecessário manter mais de um chip ativo. São 5,7 milhões de linhas pré-pagas a menos no primeiro semestre de 2016. O pós-pago faz o movimento contrário, com 1,3 milhão de adições no período, o que sugere migração de usuários entre um serviço e outro. A fatia de assinantes pós já é de 30% no país.
Outro fator que indica esta readequação do mercado é o crescimento nos acessos 4G. No fim de 2015, foram registrados 25,4 milhões de usuários conectados à tecnologia, número que aumentou 56% entre janeiro e junho deste ano, atingindo 39,7 milhões.
Créditos
Salvador Sucessos
Fonte: Tudocelular.com
3GBrasil Grupo telegram
3GBrasil Grupo no Google +
0 comentários: